As Conferências Pastorais da RCCBRASIL foram realizadas do dia 2 de junho a 14 de julho, por meio de encontros semanais distribuídos entre as cinco regiões do país. Apenas no sudeste e nordeste, com maior número de dioceses, ela foi dividida em dois encontros, de modo que a presidência e a equipe organizadora pudessem estar mais próximas dos participantes. Estiveram presentes a presidência do Conselho Nacional, a equipe de apoio, os coordenadores dos Conselhos Estaduais e seus secretários, assim como os coordenadores dos Conselhos Diocesanos.

Onde foram realizadas?

Para um maior zelo com os participantes as conferências foram realizadas por meio de um programa que permitiu a participação de todo o público com vídeo e áudio, uma maneira que a presidência encontrou para que todos pudessem se conhecer e interagir de forma mais próxima e pessoal, mesmo que em um ambiente virtual.

Qual o objetivo?

Os encontros tiveram como princípio parte da estratégia elaborada para o Encontro Nacional para Coordenadores Diocesanos, que seria realizado presencialmente no mês de maio, em Lorena (SP). Desse modo as conferências visaram:

– Ser um encontro fraterno e de maior aproximação;

– Aperfeiçoar os vínculos de unidade interna e de comunhão fraterna das lideranças do Movimento;

– Refletir sobre alguns aspectos da missão de coordenar;

– Encorajamento pastoral mútuo em tempos de pandemia;

– Levantar algumas necessidades pastorais das diversas regiões do Brasil;

– Colher sugestões e responder a dúvidas das lideranças locais do Movimento.

Os encontros contemplaram momentos de oração e escuta profética, assim como formações e pregações. Também foi realizada uma mesa redonda para que os participantes pudessem fazer suas colocações, sugestões e questionamentos acerca do Movimento, do exercício de suas atribuições e também sobre os desafios e oportunidades vividas no contexto atual.

Partilha

Leia agora a partilha de dois participantes que testemunham a importância e a fecundidade desse encontro.

Alberto da Silva Retto Filho, do Grupo de Oração Água Viva – Prelazia de Tefé, Amazonas.

“As conferências promovidas pela RCCBRASIL foi uma forma de estarmos mais juntos, em comunhão, principalmente nesse tempo em que vivemos. Mas nada poderá nos impedir de dar continuidade ao projeto de evangelização anunciando Jesus. Acredito que estivemos em sintonia, por dentro de tudo o que era passado, mesmo para nós da região Norte que vivemos em lugares bem distantes da capital, era bem difícil a internet nos ajudar. Mas fomos participando, e acredito que foram ensinamentos abençoados e de transformação em nossa vida. A forma como foi organizado e até mesmo quem não pudesse assistir no dia poderia ter acesso em outro momento. Nós agradecemos ao Vinícius e a toda equipe RCCBRASIL pela dedicação e amor a evangelização”.

Rones Aureliano de Sousa, do Grupo de Oração São Miguel Arcanjo – Coordenador Diocesano de Uberlândia (MG).

“Digo com propriedade que ser membro da RCC foi uma das maiores graças que já aconteceu em minha vida, pois, foi neste Movimento que minha fé se fortaleceu e amadureceu. Digo com a mesma propriedade de quem já participou de muitas pastorais, que a RCC é o Movimento mais completo e organizado que já conheci.  Fiquei extremamente feliz com a iniciativa do Vinícius em trazer para ‘mais próximo dele’ os/as coordenadores/as diocesanos do Brasil. Podemos dizer que foi uma das coisas positivas que a pandemia nos proporcionou, pois, dificilmente fora desse isolamento social, teríamos a oportunidade de nos reunir com nosso presidente nacional para uma conferência pastoral. Desejo que o Espírito Santo possa abençoar cada membro da família carismática do Brasil! Graça, paz e fogo!”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here